fbpx

Como a tecnologia está auxiliando no combate ao Coronavírus

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
 Por Gelson Curtinaz

A quarentena mudou muitas situações, mas uma inquestionável foi a transformação digital. Nem todas as empresas estavam preparadas, mas precisaram se adaptar e assim surgiram também muitas dúvidas em relação ao trabalho remoto, sobre segurança de dados e o uso de inteligência artificial.

Como profissional de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos, sei exatamente os desafios que todos estão passando, mas destaco que as soluções são amplas e aplicáveis imediatamente.

Assim como aumentou a demanda por ambientes virtuais, aumentou também a quantidade de vírus e links maliciosos dos mais diversos tipos – vimos desde uso de links de portais de notícias até links para receber cerveja gratuita – chegando aos celulares e computadores.

 

O que mudou em relação aos cyberataques?

|

O objetivo dos cibercrimes é o acesso a dados pessoais e profissionais, que podem ocasionar graves problemas. Aqui, a recomendação é a boa e velha desconfiança e um plano de proteção efetivo, um investimento necessário para preservar informações valiosas e que geram transtorno quando são acessadas por pessoas com má intenção.

Outro ponto que se destaca nessas últimas semanas no trabalho remoto é: como armazenar e acessar todos os dados da empresa com segurança? Antes, bastava ter um servidor na empresa para garantir esse acesso seguro, mas como estamos todos em casa, não há essa possibilidade.

 

Qual a solução mais viável nesse momento?
|

E, uma tendência mundial é a solução viável para o momento e pode se estender para o pós-pandemia: servidor em nuvem. Parece algo futurista, mas está no presente e é extremamente útil.

Explico, é um espaço virtual que permite armazenar os dados mais valiosos da empresa, assim como todos os arquivos que os colaboradores precisam acessar e tem segurança reforçada, claro, quando bem desenvolvida e instalada, o que só é possível com o auxílio de uma empresa e profissionais qualificados para tal instalação.

Parece que precisamos de soluções inovadoras e muito modernas, mas a verdade é que todas as aplicações já estão disponíveis e em nossas mãos – os profissionais de T.I. mais atualizados.

Todo o temor em torno da Covid-19 movimentou o mundo, mas não precisa ser motivo de desespero para o trabalho remoto. Este pode e deve ser bem aplicado com as ferramentas que temos disponíveis e que serão úteis aos novos formatos de negócios e de jornada de trabalho.

|

Matéria: Jornal do Comércio

|

|
Outros usuários também gostaram dos seguintes artigos

COMO COMEÇAR A SUA CARREIRA DE TI

AS MELHORES CERTIFICAÇÕES EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

OS CARGOS DE TI MAIS DIFÍCEIS DE ACHAR BONS PROFISSIONAIS

Deixa aqui o seu comentário

Últimas notícias e dicas