CONHEÇA AS PRÁTICAS IDEAIS PARA O WHATSAPP EMPRESARIAL

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O WhatsApp empresarial (Business) é um aplicativo que tem os mesmos recursos do WhatsApp tradicional, além de outros que, segundo a empresa, “permitem que você tenha uma presença comercial no WhatsApp, se comunique de forma mais eficiente com seus clientes e também o ajudará a expandir os seus negócios”.

Você aprenderá quais são as principais diferenças entre o aplicativo tradicional e o Business, além de conhecer as ferramentas adicionais que o WhatsApp empresarial oferece e uma série de práticas ideais pra sua empresa obter melhor performance de resultados.

|

DIFERENÇAS ENTRE WHATSAPP E WHATSAPP EMPRESARIAL

No WhatsApp empresarial, você pode criar um perfil comercial para o seu negócio, com informações relevantes, tais como endereço, horário de funcionamento, site, e-mail e uma descrição da empresa.

Você também pode salvar mensagens rápidas, ou seja, modelos de resposta que são usados com frequência em seu negócio pra agilizar o envio de mensagens aos seus clientes.

Outra novidade da versão Business é a possibilidade de fazer buscas de conversas utilizando filtros, tais como grupos de transmissão, grupos e conversas não lidas. Desse modo, fica mais fácil para a empresa controlar o fluxo de mensagens e evitar perder clientes por esquecer de responder a uma mensagem, por exemplo.

|

PRÁTICAS PARA O WHATSAPP EMPRESARIAL

Veremos agora algumas práticas que você pode utilizar no WhatsApp empresarial e como elas ajudam na comunicação da sua empresa com os seus clientes.

|

1 – O USO DE CHATBOTS

Chatbots são uma espécie de “robôs” programados para realizar um atendimento automático com o cliente, de forma muito próxima ao atendimento humano. Por meio desse recurso, é possível fazer programações focadas em responder perguntas frequentes, fazer direcionamentos para o seu site ou blog e até mesmo realizar vendas de produtos e serviços somente com o uso dos bots.

Entre as vantagens do chatbot estão: maior velocidade de resposta ao cliente, possibilidade de atendimento fora do horário do funcionamento da empresa e de redirecionamento a outra forma de atendimento, como o presencial ou telefônico, nos casos que não puderem ser atendidos via WhatsApp.

|

2 – UTILIZAÇÃO DE MÉTRICAS E MONITORAMENTO DE DESEMPENHO DE ATENDIMENTO

O WhatsApp Empresarial possui um recurso extremamente útil pra monitorar o seu desempenho, que é a função de estatísticas. Para acessá-la, você precisa clicar em “Configurações” no botão menu, escolher a opção “Configurações de empresa” e, em seguida, escolher “Estatísticas”.

Dessa maneira, você terá acesso a informações como a quantidade de mensagens enviadas, número de mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas. Com essas informações, você conseguirá definir quais campanhas foram mais efetivas, aquelas que não trouxeram o retorno esperado e, assim, optar por manter ou mudar a estratégia de marketing a ser utilizada pra fazer contato com o seu público-alvo.

|

3 – ESTABELECIMENTO DE CRONOGRAMA DE USO E TREINAMENTO DE PESSOAL

A maioria das pessoas já se habituaram a utilizar a versão tradicional no WhatsApp em seus aparelhos celulares, entretanto, o uso do WhatsApp em vendas e comunicação com os clientes é algo relativamente novo. Por isso, é importante treinar suas equipes com o WhatsApp Business e ensinar como utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma.

O treinamento também é importante na hora de estabelecer as estratégias de comunicação com o cliente, tais como o uso da linguagem ideal e a definição das demandas que podem ser atendidas pelo WhatsApp e de quais devem ser direcionadas a outra forma de atendimento.

Além disso, deve-se estabelecer a frequência de envio de mensagens com conteúdo publicitário e os dias e horários de atendimento.

|

4 – ENVIO DE CONTEÚDO RELEVANTE PARA SEUS CLIENTES

O WhatsApp permite um contato mais próximo e, por meio dele, será possível enviar conteúdos relevantes sobre a empresa aos seus clientes. Mas, atenção: quando falamos em envio de conteúdo relevante, não estamos falando de envio de mensagens várias vezes ao dia, que possam incomodar as pessoas que as recebem.

Portanto, é importante que você identifique quais pessoas estão interessadas pelo seu conteúdo e quais apenas realizaram o contato pelo WhatsApp para retirar uma dúvida e não têm interesse de receber informações de modo contínuo. Uma opção interessante é criar listas de transmissões para um público específico.

Os conteúdos a serem enviados podem ser os mais variados. Se você é dono de um curso, é possível criar listas com informações sobre novas turmas e a programação das aulas a serem realizadas, por exemplo. Já se a empresa trabalha com venda de cosméticos, veja a possibilidade de enviar dicas de beleza ou tutoriais de uso de produtos.

|

Como você pôde observar, o WhatsApp empresarial é muito útil aos pequenos empresários e oferece ferramentas que facilitam o contato direto com os clientes, permitindo realizar campanhas e responder as mensagens de modo ágil e efetivo, além de ampliar as chances de fechar negócios e expandir os lucros da empresa.

Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre o WhatsApp empresarial e as vantagens que ele traz ao seu negócio.

 

|

Fonte: Mutant

Deixa aqui o seu comentário

Últimas notícias e dicas