fbpx

Dados de 20 milhões de usuários do Hotel Urbano foram disponibilizados na dark web

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

De acordo com informações da Cyble Research Unit, empresa de cibersegurança, dados de 20 milhões de usuários do Hotel Urbano (Hurb), agência de viagens online, vazaram e foram divulgados de maneira gratuita em fóruns da dark web.

Nomes, endereços IP, e-mails e senhas dos usuários

Com sede no Brasil, a empresa, fundada em 2011, atua no setor de vendas online de viagens para o mundo todo. Segundo o Firefox Monitor, que informa aos usuários quando suas informações foram vazadas, mostrou que os dados foram extraídos em março de 2019, mas que a vulnerabilidade só foi descoberta e confirmada no último dia 27.

As informações vazadas incluem senhas, endereços IP, números de telefone, endereços de e-mail e datas de nascimento, além de nomes completos e perfis de redes sociais. Entre o acontecido e a descoberta, passou-se mais de um ano. O Firefox justifica que isso acontece porque nem sempre os dados são divulgados imediatamente após serem coletados.

Em um e-mail enviado para o Olhar Digital, um leitor, chamado Fernando Rocha, informa que avisou a empresa por meio das redes sociais, mas que, até o momento, não obteve retorno do Hurb. Ele, inclusive, compartilhou uma captura de tela do momento em que foi avisado de que os dados foram comprometidos.

Entramos em contato com o Hotel Urbano questionando o problema. Até o momento, não obtivemos resposta. Atualizaremos a notícia após o recebimento de um comunicado.

Como se proteger

Para se proteger de problemas do tipo, especialistas sempre recomendam que, quando um vazamento ocorre, a mudança de senha é sempre o primeiro passo, bem como a atualização de outras contas que compartilham as mesmas credenciais.

Medidas mais extremas também podem ser tomadas, como usar um serviço para gerenciar senhas e até um software que pode ocultar o IP do usuário. Isso dificulta que sites consigam descobrir a localização do indivíduo enquanto ele navega.

Por fim, atitudes simples como não compartilhar informações financeiras por telefone, e-mail e SMS; monitorar transações financeiras e acionar a instituição caso algo de estranho seja detectado; manter o computador sempre atualizado; e usar softwares antivírus podem ajudar na proteção geral do usuário.

Vulnerabilidade no Promo.com

Além do Hotel Urbano, dados do site Promo.com – serviço de criação de vídeos a partir de fotos, videoclipes e músicas – foram compartilhados. Seguindo o mesmo esquema, informações de quase 23 milhões de usuários foram disponibilizadas na dark web gratuitamente.

Entre em contato com a gente e tenha seus dados protegidos: http://interactiva.com.br/contato/

Deixa aqui o seu comentário

Últimas notícias e dicas