fbpx

Erros ao realizar um backup

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Texto: Erros ao realizar um backup

Por: Sérgio Maurício

Listaremos algumas dicas e erros comuns cometidos durante o processo de realização do backup. Confira!

Erros ao realizar um backup

#Não fazer backup

Esse é com certeza o erro mais comum, muitas vezes o backup não é feito por negligência ou por julgar que os dados não eram importantes, ao menos até perdê-los.

Parece erro de iniciante mas já pegamos clientes em que parecia que área de T.I era totalmente jogada, não tinha proteções básicas nem se quer um antivírus fraco.

Portanto, esse é um dos erros ao realizar um backup.

#Deixar o backup no mesmo equipamento em que as informações originais

A ideia do backup é criar uma cópia de segurança, e esta cópia de segurança deve ser mantida em um local tão seguro quanto possível e em uma localidade diferente das informações originais. Caso sejam mantidos juntos tanto as informações quanto os backups serão perdidos e ele não adiantará de nada.

Portanto, este é um outro erro ao realizar um backup dos dados.

#Não validar a integridade do backup

O backup envolve uma série de processos e não basta apenas criá-lo, é necessário verificar o arquivo para saber se os dados salvos estarão acessíveis em caso de necessidade, dependendo da forma que o backup é feito o arquivo, que geralmente é um arquivo compactado, pode se corromper e um novo backup precisa ser feito para que tudo funcione adequadamente.

Todavia, este é o terceiro erro ao realizar um backup.

#Não executar o backup periodicamente

É importante que as cópias de segurança sejam encaradas como um processo recorrente, principalmente se as informações contidas no backup receberem constante atualização.

Se por exemplo, o backup de um documento de texto onde um livro está sendo escrito for efetuado no primeiro dia do mês e 15 dias depois ele é perdido, se houver apenas o backup do primeiro dia todo o esforço destes quinze dias terá sido em vão. (quarto erro ao realizar um backup)

#Não ter controle sobre os arquivos de backup

Por último este é mais um erro ao realizar um backup. Então fique atento após a execução do backup mantenha um controle sobre qual arquivo pertence a cada equipamento. Caso a recuperação de dados seja necessária, é crucial que os mesmos não sejam restaurados no equipamento errado.

Espero que este post tenha sido útil para repensar esta prática que é tão fundamental para a segurança de nossas informações. 🙂

Deixa aqui o seu comentário

Últimas notícias e dicas