fbpx

Vpn gratuita – desvantagens

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Texto: Vpn gratuita – desvantagens

Por: Sérgio Maurício

Uma VPN pode parecer a solução perfeita para muitos problemas de privacidade online, mas se usado da forma correta!

Nesta matéria você verá algumas desvantagens de possuir uma vpn gratuita. Se você está pensando em utilizar uma vpn disponibilizada de forma gratuita da internet sugiro que primeiro dê uma olhada nesta matéria.

Vpn gratuita - desvantagens

Desvantagens de uma vpn gratuita – Redução de velocidade

Devido ao fato da conexão com a internet da VPN ser redirecionado e criptografada através do servidor VPN, sua conexão de internet poderá sofrer uma leve diminuição de velocidade. Por isso é importante verificar a velocidade da VPN antes de utilizar.

A maioria dos usuários nem notarão a diferença. Pessoas que fazem cosias online que necessitam de uma conexão veloz podem encontrar alguns problemas ao utilizarem a VPN errada. Por exemplo, gamers que curtem jogos multiplayer online devem pesquisar pelas melhores VPNs para jogos, para garantir que terão a melhor experiência, sem lag.

Você corre o risco de ser bloqueado por certos serviços

Alguns serviços desestimulam o usa de VPNs. Geralmente, isso significa que há algo que você não deveria ter acesso, mas têm, com uso de uma VPN. Por exemplo, algumas autoridades governamentais bloqueiam certos conteúdos para os cidadãos, pois julgam ser inapropriados ou ameaçam seus valores. Às vezes, alguns provedores de conteúdo bloqueiam usuários de outros países simplesmente porque não pagaram parte de sua taxa de licença, por exemplo. É o caso do BBC iPlayer. Você pode utilizar uma VPN para burlar estas restrições e acessar o conteúdo desejado. Por este motivo, as VPNs não são muito populares nestes governos. Isso pode resultar até no banimento de todas as VPNs.

VPNs também são bloqueadas por serviços de streaming, como a Netflix e Hulu. Devido ao contrato dessas empresas com distribuidoras de filmes que só permitem que o conteúdo seja exibido em países específicos, eles começaram a perseguir as VPNs. Com uma VPN, as pessoas têm acesso ao conteúdo de outros países nestes serviços de streaming. Como a Netflix pode não ter os direitos para exibir certo conteúdo no seu país, eles estão combatendo o uso das VPNs. Eles bloqueiam endereços de IP que acessam seus serviços com grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Por exemplo, quando você acessa a Netflix com um endereço de IP compartilhado ao mesmo tempo que outros usuários. Isso pode ser bem irritante quando você só quer assistir um filme.

VPNs não são legais em todos os países

Embora seja considerado suspeito, o uso de VPNs é legal na maioria dos países. Na verdade, a maioria das grandes empresas e corporações utilizam VPNs como parte de seu esquema de segurança. Mas existem exceções. Alguns países quem ter o controle total sobre o conteúdo que seus cidadãos podem ou não ter acesso online. Devido ao fato de a VPN poder ser usada para burlar restrições governamentais, ela é considerada ilegal em países totalitários.

Em alguns países, como a Rússia e China, você só pode usar as VPNs aprovadas pelo governo. O uso de uma VPN não é necessariamente ilegal lá, mas eles buscam manter o controle. Alguns provedores de VPN de alta qualidade, como o NordVPN, desenvolveram servidores ocultos especiais, que podem ser utilizados em países como a China, mesmo não sendo permitido pelo governo. Em outros países, como na Coreia do Norte, o uso de VPNs foi completamente banido, o que significa que você não pode usar nenhuma VPN. No entanto, isso só é um problema se você vive em algum dos países que restringiram ou baniram o uso de VPNs.

Um indesejável senso de impunidade

Existem pessoas que acreditam que sua conexão VPN os tornam totalmente anônimos e imunes a malwares. Isso pode levar a uma falsa sensação de que são intocáveis na internet. Obviamente, esse não é o caso.

Mesmo com uma conexão VPN altamente criptografada e estável, você ainda poderá:

  • Ser seguido pela web por publicitários, rastreadores, hackers, agências de inteligência, etc.
  • Se tornar alvo e vítima de ataques de phishing.
  • Ser infectado com alguns tipos de malware.
  • Ter seu acesso bloqueado a certas redes, banco de dados, páginas da deep web, etc.

As VPNs garantem que seus dados sejam criptografados, seu endereço de IP ocultado e que você tenha acesso a conteúdo geograficamente bloqueado. Mas se um hacker ou uma agência de inteligência quiser rastreá-lo, existem outras formas de identificá-lo, além do seu endereço de IP. Seu endereço de IP é apenas a primeira pista que irão buscar. Assim sendo, a conexão VPN pode ser tudo, menos uma licença para participar de atividades imprudentes, ilegais e depreciativas na internet. Use sempre o bom senso e seja cauteloso.

Vpn hoje se mostrou inútil mas apenas quando o usuário não utiliza da forma correta. Veja abaixo um vídeo produzido pela Interactiva Networks do Brasil utilizando a ferramenta Sophos Firewall com todas suas funções, inclusive Vpn.

Fique por dentro de notícias do mundo da Tecnologia: Portal de Notícias!

Deixa aqui o seu comentário

Últimas notícias e dicas